Seja bem-vindo(a) em nosso site oficial Itabira (MG), 15 de abril de 2025

Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário ou do Santíssimo Rosário refere-se a um título atribuído a Nossa Senhora em razão de sua aparição a São Domingos Gusmão, no ano de 1214 na Igreja do Mosteiro de Prouille (França), quando a Virgem Maria entrega o rosário ao frei dominicano.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário é antiga, remontando ao ano de 1214 quando o Frei Domingos de Gusmão – Santo – passava por momento de dificuldade e em um de seus momentos de oração e penitência em reparação dos pecados dos homens, na cidade de Toulouse na França, quase sem forças após três dias e três noites sem comer, suplicando aplacar a cólera divina, a Virgem Santa lhe aparece.

Conta a história que, com voz materna, a Mãe de Deus diz: Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo? E Domingos lhe responde: Vós o sabeis melhor que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação. E Nossa Senhora lhe responde: Sabei que a peça principal da bateria foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza o meu saltério.

O saltério que Nossa Senhora se refere é o Santo Rosário, pois assim como a Palavra de Deus, o rosário de Nossa Senhora é o fruto do amor e esse amor deve se multiplicar entre os homens.

Após a aparição mariana, São Domingos de Gusmão entrou na Catedral de Toulouse para reunir e falar com os fiéis, de repente os sinos começaram a tocar sem nenhuma intervenção humana. Quando São Domingos começou a pregar houve uma forte ventania, tremor de terra, o sol velou-se e o céu foi cortado por raios. Uma imagem de Nossa Senhora levantou três vezes os braços pedindo justiça à Deus para aqueles que não recorressem a Ele ou não se arrependessem de seus pecados. São Domingos imediatamente começou a rezar o Santo Rosário, e por fim, cessou a tormenta. Após o ocorrido, São Domingos pôde continuar o seu sermão tranquilamente e o fez com tal zelo e ardor nas palavras que os habitantes da cidade abraçaram a devoção ao Rosário da Virgem Maria. Em pouco tempo, observou-se que a população da cidade se converteu à fé, deixando as práticas de pecado de lado.

São Domingos, após a aparição e ter recebido das mãos de Nossa Senhora o santo Rosário, tornou-se ele próprio o grande propagador dessa devoção. A Igreja lhe conferiu o título de “Apóstolo do Santo Rosário”. Ação esta que serviu para combater os hereges que desafiavam a Igreja Católica e que cresciam em toda a França.

A festa litúrgica foi instituída pelo Papa Pio V, em 1572, sob o título de “Festa de Santa Maria da Vitória”, por conseguinte à vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto em 07 de outubro de 1571, sob a proteção da Santíssima Virgem por meio da meditação do Rosário por todos que na batalha lutaram, também com a bênção Papal sob a bandeira de guerra com a inscrição “S. Maria succurre miseris, levando os cristãos católicos a resistirem aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate, sabida e unicamente pela intervenção divina. Posteriormente o Papa Gregório XIII, seu sucessor, transforma referida festa em “Festa de Nossa Senhora do Rosário”.

Nesta esteira, foram também reconhecidas outras vitórias sob a intercessão do Santo Rosário, como em Viena em 1683 contra o avanço dos mulçumanos e em 1687 em Veneza com o aplacamento do avanço da peste pandêmica.

Neste ínterim a devoção ao Santíssimo Rosário se tornou mais e mais favorecida, especialmente pela direção dos Santos Padres, com destaque ao Papa Leão XIII (1878-1903) que determinou fosse o mês de outubro dedicado, em toda a Igreja do mundo, à reza do Rosário.

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Igreja Católica celebra no dia 07 de outubro a Festa de Nossa Senhora do Rosário, convidando-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus. Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências.

A oração do Santo Rosário é o melhor remédio contra todos os males e todos os pecados, é, em verdade, um instrumento dado pela Virgem para contemplar Jesus e, ao meditar sobre a sua vida, amá-Lo e segui-Lo.

Neste mesmo sentido, é interessante notar que, em várias aparições, a Virgem Maria sempre propõe a oração do terço, como ocorrido em Lourdes e em Fátima, sempre recomendando, com insistência, a sua oração diária, para superar as divisões, discórdias, inquietação dos corações, entre as famílias e os povos.

Portanto, procuremos rezar o santo Rosário todos os dias, pedindo a intercessão da Virgem Maria por nós junto a Deus e assim, com o auxílio e proteção dela conseguiremos vencer as batalhas do dia a dia. O terço é a arma do cristão na luta contra o mal, Nossa Senhora sempre caminha conosco e nos livra das dificuldades.

Fontes
VATICANO, Vatican News. Nossa Senhora do Rosário. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/nossa-senhora-do-rosario.html#:~:text=As%20origens%20do%20santo%20Rosário,como%20combater%20a%20heresia%20albigense
CNBB. Nossa Senhora do Rosário. Artigo Dom Orani João Tempesta. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/nossa-senhora-do-rosario/