IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS DORES
HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS DORES
Sob a liderança do Monsenhor Felicíssimo, Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (1841), por intermédio da Irmandade Nossa Senhora das Dores, foi fundado em 17 de novembro de 1854 o primeiro, e ainda hoje, principal Hospital de Itabira.
Inicialmente nomeado de Hospital de Misericórdia, em 1859 passou a se chamar Hospital Nossa Senhora das Dores, funcionando até meados de 1960 num casarão da rua Major Paulo, no centro histórico de Itabira, de frente à Igrejinha do Rosário.
Notória é a intervenção religiosa realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário e, posteriormente Diocese de Itabira, na área da saúde de Itabira e região, principalmente considerando a fundação de importante casa de saúde, ainda hoje filantrópica.
Compromissados com o bem social, a Paróquia permanece nos dias atuais ativa, recebendo reuniões da Irmandade Nossa Senhora das Dores e integrando os Conselhos Administrativo e Fiscal da Instituição, cujo presidente é o Bispo da Diocese, Dom Marco Aurélio Gubiotti.
No interior do Hospital encontra-se instalada uma Capela proporcionando a todos (usuários do serviço de saúde, acompanhantes e profissionais da instituição) um ambiente Sagrado de paz e acolhimento, para oração e encontro com Deus. Cotidianamente são realizadas celebrações e distribuição de comunhão aos enfermos.
Fontes
HNSD – Hospital Nossa Senhora das Dores. Disponível em: https://hnsd.org.br/quem-somos/historia-do-hospital/