Seja bem-vindo(a) em nosso site oficial Itabira (MG), 15 de abril de 2025

Dizimista

Ser dizimista é dar de bom coração o que nossas mãos receberam de Deus”

O dízimo é uma contribuição voluntária, consciente, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal, mas também como direito, em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé.

A palavra dízimo tem íntima ligação com o costume dos Israelitas que davam dez por cento de tudo aquilo que colhiam da terra e do trabalho: “Todos os dízimos da terra, tanto dos produtos da terra como dos frutos das árvores, pertencem a Iahweh; é coisa consagrada a Iahweh” (Lv 27,30).  Por isso, a palavra dízimo significa décima parte, dez por cento daquilo que se ganha.

A Igreja Católica, em seus documentos, não exige dos fiéis a contribuição de 10%. O Catecismo ao se referir aos mandamentos da Igreja afirma que: “os fiéis devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades” (§2043).

Já no Código de Direito Canônico é apresentado que: “Os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja, a fim de que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros” (§222).

Devemos ter a clareza que o dízimo não é: esmola, migalha, “sobra”, taxa, nem imposto, ao contrário é o modo de manifestarmos, junto à comunidade eclesial, a bondade de Deus para conosco. Cada fiel deve livremente colaborar conforme a vontade de seu coração.

Pelo dízimo os fiéis cooperam concretamente com a Evangelização, pois é por meio dos recursos advindos dessas doações que a Igreja mantém suas atividades, sustenta seus trabalhos pastorais e realiza obras de caridade e assistência aos menos favorecidos.

O dízimo é manifestação da consciência da partilha!

De modo concreto, em nossa paróquia os recursos advindos do dízimo são aplicados para:

  • Manutenção cotidiana do templo (água, luz, telefone, internet, materiais de limpeza e higiene, serviços de jardinagem e pequenos reparos);
  • Despesas com o culto (folhetos da missa, flores, velas, toalhas de altar, partículas e vinho para consagração, incenso, alfaias, sonorização e outros objetos litúrgicos);
  • Cursos de formação para os agentes de Pastoral, Catequistas, Ministros da Eucaristia;
  • Na formação dos seminaristas;
  • Na Dimensão Missionária: colaborando com ações missionárias da Igreja – incluindo a Igreja Irmã de Marajó;
  • Em obras de Caridade;
  • Pagamento dos salários e encargos sociais referentes aos funcionários que prestam serviços em nossa paróquia. Atualmente contamos com seis funcionários que trabalham cotidianamente;
  • Materiais pedagógicos para as formações e catequese;
  • Manutenção da Secretaria paroquial;
  • Impressão de materiais gráficos para divulgação dos eventos e outras atividades pastorais da paróquia;
  • Manutenção dos Padres que atendem à paróquia;
  • Manutenção do automóvel pertencente à paróquia (gasolina, seguro, impostos, revisão, troca de pneus);
  • Manutenção da casa paroquial;
  • Pagamento dos tributos da Diocese;
  • Dentre outras despesas objetivando a manutenção das atividades da Igreja.

Caso você ainda não seja um dizimista em nossa paróquia, torne-se um colaborador fiel da Obra de Deus, por meio do formulário abaixo, ou procure os agentes de Pastoral do Dízimo, antes ou após às missas, ou a secretaria paroquial.

A devolução do dízimo pode ser realizada por depósito bancário, PIX, por meio dos Agentes do Dízimo antes ou após as missas, ou na Secretaria Paroquial. Pedimos que as contribuições realizadas por depósito ou PIX sejam sinalizadas com o envio de comprovante para o WhatsApp da Paróquia (31) 3831-4327.

Dados bancários:
Titular: DIOCESE DE ITABIRA – CATEDRAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
CHAVE PIX – CNPJ: 20.963.351/0002-96

BANCO SICOOB
Cooperativa: 4108
C/C: 88772-2

BANCO DO BRASIL
Agencia: 2777-0
C/C: 40114-5

Nossa gratidão aos que nos ajudam com o seu dízimo, contamos com a sua fidelidade. Que Deus continue sempre a derramar abundantes bênçãos sobre você e sua família!

Oração do Dizimista
Recebei, Senhor, a minha oferta.
Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é apenas uma contribuição, porque não precisais dela.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento,
pois se tenho algo, é porque Vós me destes. Amém!

CADASTRO DO DIZIMISTA